STF retoma julgamento do “núcleo 1” do suposto plano de golpe com defesa de Bolsonaro e ex-ministros
- Redação
- 3 de set.
- 1 min de leitura
Sessão desta quarta-feira (3) terá manifestações das defesas de Jair Bolsonaro, Augusto Heleno, Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.
O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (3), a partir das 9h, o julgamento do chamado “núcleo 1” do suposto plano de golpe de Estado. A sessão da 1ª Turma será marcada pelas sustentações orais das defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros réus investigados pela suposta tentativa de ruptura institucional.
A primeira defesa a se manifestar será a do general Augusto Heleno, seguida pelos advogados de Bolsonaro e dos ex-ministros Paulo Sérgio Nogueira e Walter Braga Netto.

Sessão curta no Supremo
De acordo com a Corte, a sessão se encerrará ao meio-dia e não terá continuidade no período da tarde, já que os ministros participarão do plenário do STF a partir das 14h.
Na véspera, na terça-feira (2), o ex-ministro Paulo Sérgio compareceu presencialmente ao julgamento e afirmou a aliados que sua ida foi um gesto de “defesa da honra”. Os demais réus, incluindo Bolsonaro, não devem comparecer nesta quarta-feira.
As acusações
Bolsonaro e outros sete integrantes do chamado “núcleo 1” respondem por cinco crimes:
organização criminosa armada,
tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
tentativa de golpe de Estado,
dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União,
deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento é considerado um dos mais relevantes da história recente do STF, por analisar o suposto envolvimento de altas autoridades em uma trama para minar a democracia brasileira.
_edited_edited.png)







Comentários