top of page

Segunda onda de frio chega ao Brasil no fim de semana e afeta temperaturas no RS

  • Redação
  • 4 de jun.
  • 2 min de leitura

Massa de ar polar derruba temperaturas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste; no RS, clima fica seco com manhãs geladas e mínimas abaixo de 10°C na Serra.


Uma nova frente fria está prestes a mudar o cenário climático em diversas regiões do Brasil. A segunda onda de frio de 2025 deve avançar pelo país a partir deste final de semana, com uma massa de ar polar provocando queda acentuada de temperatura, principalmente em áreas do Centro-Oeste e Sudeste. No Rio Grande do Sul, embora o impacto não deva ser tão severo quanto em outras regiões, o frio também será sentido.



Como o frio afetará o Rio Grande do Sul

Segundo meteorologistas, o avanço da massa polar deve ser mais intenso no interior paulista, sul de Minas Gerais e parte de Goiás. No entanto, o RS sentirá os reflexos indiretos, com uma redução gradual das temperaturas, especialmente nas regiões da Campanha e Serra Gaúcha, onde os termômetros podem ficar abaixo dos 10°C nas madrugadas de domingo (8) e segunda-feira (9).

Além disso, ventos frios de origem polar trarão sensação térmica ainda mais baixa, principalmente nas primeiras horas da manhã. A capital Porto Alegre também deve registrar temperaturas mínimas em torno de 11°C a 13°C, com céu parcialmente nublado e baixos índices de umidade.


frio rio grande do sul
Foto: Divulgação

Frente fria não deve trazer chuvas expressivas ao estado

Diferente de sistemas anteriores, essa nova massa de ar polar não vem acompanhada de grandes volumes de chuva. A previsão para o RS é de tempo firme durante a passagem do frio, o que favorece madrugadas geladas e tardes com sol e temperaturas amenas.

Outras regiões serão mais impactadas

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estados como São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais terão queda brusca nas temperaturas, com risco de geadas pontuais em áreas mais elevadas. Em algumas cidades do Sul de Minas e da Serra da Mantiqueira, os termômetros podem se aproximar de 0°C.



Atenção redobrada com a população vulnerável

As autoridades alertam para o cuidado com pessoas em situação de rua, idosos e crianças, que são mais vulneráveis a doenças respiratórias agravadas pelo frio. Prefeituras já organizam operações para reforçar o acolhimento social e a distribuição de agasalhos.



Comentários


bottom of page