top of page

RS será primeiro Estado do Sul a receber cabo submarino internacional do Facebook V.tal

  • Foto do escritor: Educadora Redação
    Educadora Redação
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Com operação prevista para 2027, cabo Malbec deve transformar Porto Alegre em hub digital internacional e impulsionar conectividade no Cone Sul.


Após uma reunião em Brasília com executivos das empresas de tecnologia Meta e V.tal, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta terça-feira (20) que o Estado será o primeiro da Região Sul a receber um cabo submarino de conexão internacional. Trata-se da extensão do cabo Malbec, já em operação desde 2021, que interliga São Paulo, Rio de Janeiro e Buenos Aires.

A nova extensão chegará ao litoral gaúcho pelo município de Balneário Pinhal, no Litoral Norte, e seguirá por via subterrânea até Porto Alegre. A previsão é de que a estrutura comece a operar em 2027 e beneficie também os Estados de Santa Catarina e Paraná, além de ampliar a conectividade internacional com Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai.

Protagonismo digital do RS

Segundo o governador Eduardo Leite, o projeto eleva o Rio Grande do Sul a um novo patamar na economia digital, com impactos diretos na instalação de data centers, serviços de nuvem, inteligência artificial e na atração de big techs e operadoras OTTs como Netflix e Amazon Prime Video.

“Este investimento representa um marco para o futuro do Estado. Ao fortalecer nossa ligação com o mundo, ele abre caminho para atrair empresas de infraestrutura digital de porte global”, destacou Leite.

RS será primeiro estado do Sul a receber cabo submarino internacional da Meta
RS será primeiro estado do Sul a receber cabo submarino internacional da Meta

Além disso, o projeto está alinhado ao Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do RS e visa fortalecer a resiliência da infraestrutura em casos de emergências e catástrofes climáticas, como as vivenciadas recentemente no Estado.

Infraestrutura de ponta e impacto regional

A estrutura será desenvolvida pela Meta, gigante da tecnologia, em parceria com a V.tal, empresa brasileira de infraestrutura digital neutra. O presidente da V.tal, Felipe Campos, reforçou o impacto:

“Todos os países do Cone Sul serão beneficiados com esse novo ecossistema, que vai melhorar a experiência de usuários e a competitividade regional.”

Já a diretora de Políticas Públicas da Meta para América Latina, Ana Luiza Valadares, pontuou que a expansão do Malbec “posiciona Porto Alegre como o primeiro grande hub digital internacional do sul do país”.

Com a chegada do cabo, Porto Alegre passará a integrar a malha internacional de dados do Cone Sul, reforçando o Brasil como líder regional em infraestrutura digital.

Comentarios


bottom of page