Prefeito de Chuvisca e líderes regionais apoiam manifestação de agricultores em Camaquã
- Redação
- 6 de jun.
- 2 min de leitura
Mobilização na BR-116 cobra apoio ao projeto de securitização das dívidas rurais; nova ação está marcada para segunda-feira (9).
A mobilização dos agricultores em Camaquã, realizada nesta sexta-feira (6), recebeu o apoio de prefeitos da região, incluindo o prefeito de Chuvisca, Márcio Sidinei Konflanz (PP). O ato, que ocorreu às margens da BR-116, contou com a presença dos chefes do Executivo de Dom Feliciano, Camaquã e Cerro Grande do Sul, em um gesto de apoio político às demandas do setor agrícola.
Durante a manifestação, os agricultores reforçaram que não estão pedindo o perdão das dívidas, mas sim apoio à prorrogação dos débitos e liberação de crédito para seguir produzindo, especialmente após os prejuízos causados pelas recentes crises climáticas no Rio Grande do Sul.
O prefeito de Chuvisca destacou a importância do apoio do governo federal às reivindicações do campo e alertou para a urgência de medidas que garantam a continuidade da produção rural, pilar da economia de muitos municípios da região sul.
A manifestação seguiu de forma pacífica, com bloqueios intermitentes na BR-116, liberando o tráfego a cada cinco minutos. Ambulâncias e veículos de emergência mantêm passagem garantida, conforme acordo com os organizadores.
A mobilização tem amplo apoio institucional. Documentos com as demandas já foram enviados à Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) e outras entidades representativas do setor agropecuário e político do estado.
Próximos passos:
Uma nova mobilização está marcada para segunda-feira (9), às 12h, também na BR-116. Enquanto isso, os agricultores aguardam o avanço de propostas alternativas para renegociação das dívidas no Congresso Nacional.
Além do projeto de securitização das dívidas, liderado pelo senador Heinze (PP), outra proposta está em elaboração por meio da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do RS, em parceria com federações e sindicatos do setor produtivo.
A expectativa é de que o debate avance nas próximas semanas, garantindo medidas concretas de apoio aos produtores rurais, fundamentais para a retomada econômica da região.
_edited_edited.png)





















Comentários