Hospital de Clínicas de Porto Alegre apresenta técnica inovadora para tratar câncer de fígado
- Redação
- 23 de out.
- 1 min de leitura
Procedimento de ablação por radiofrequência é realizado sem cortes, sem anestesia e sem necessidade de internação, com resultados semelhantes à cirurgia tradicional.
Uma técnica cirúrgica para tratar câncer de fígado sem a necessidade de internação foi apresentada nesta terça-feira (22/10) no estande do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) durante a feira Health Summit. O procedimento, chamado ablação por radiofrequência, representa um avanço significativo no tratamento de tumores hepáticos.
A técnica consiste em uma punção feita por uma agulha que emite raios de alta frequência, cauterizando a área onde está localizado o nódulo canceroso. O processo destrói o tumor sem a necessidade de cortes, anestesia ou internação hospitalar.

— É como colocar uma maçã no forno. Ela vai secando e murchando — explicou Leandro Scaffaro, coordenador da Unidade de Radiologia Intervencionista do HCPA, que realizou uma demonstração do procedimento em um fígado de boi durante o evento.
O método é indicado tanto para casos de câncer de fígado primário, geralmente associados à cirrose, quanto para metástases hepáticas oriundas de tumores de intestino, mama ou pâncreas.
Além de ser minimamente invasivo, o procedimento reduz complicações e acelera a recuperação dos pacientes. Estudos já comprovaram que os resultados da ablação por radiofrequência são semelhantes aos da cirurgia convencional, consolidando-se como uma alternativa segura e eficaz no tratamento do câncer hepático.
A técnica inovadora para tratar câncer de fígado apresentada pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre reforça o protagonismo da instituição na área da inovação médica e no avanço das terapias oncológicas no Brasil.
_edited_edited.png)







Comentários