top of page

Guaíba completa quatro dias acima da cota de alerta e rios Sinos e Gravataí seguem em elevação

  • Redação
  • 23 de jun.
  • 2 min de leitura

Volume do Guaíba atinge 3,23 metros em Porto Alegre nesta segunda (23); rios da Região Metropolitana e Fronteira Oeste também preocupam.

O Guaíba, em Porto Alegre, entrou nesta segunda-feira (23) no quarto dia consecutivo acima da cota de alerta, de acordo com monitoramento da Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Às 8h, a medição na Usina do Gasômetro registrou o nível em 3,23 metros, o que representa uma elevação de cinco centímetros em relação ao registrado 24 horas antes.

A cota de alerta no local é de 3 metros, ultrapassada na noite de sexta-feira (20). Apesar da elevação, a cota de inundação, que é de 3,60 metros, ainda não deve ser atingida, conforme previsão das autoridades estaduais.

No Cais Mauá, outro ponto de monitoramento na Capital, o nível do Guaíba chegou a 2,76 metros, quatro centímetros acima da medição do domingo (22). A cota de alerta no Cais é de 2,30 metros, e a de inundação é de 3 metros.

Imagem mostra o Guaíba acima da cota de alerta em Porto Alegre, com medição na Usina do Gasômetro

A elevação dos níveis do Guaíba está diretamente relacionada ao comportamento dos rios que deságuam nele. Os rios dos Sinos, Gravataí e Jacuí apresentaram níveis elevados nas últimas horas, mantendo pontos de medição em São Leopoldo e Rio Pardo acima da cota de inundação.

A situação é preocupante também na Fronteira Oeste, onde o Rio Uruguai continua em patamar elevado, mantendo o alerta para risco de alagamentos em municípios como Uruguaiana, São Borja e Itaqui.

A Defesa Civil do Estado segue monitorando os principais pontos de risco e recomenda que a população ribeirinha permaneça atenta às atualizações e orientações oficiais, especialmente diante da possibilidade de chuvas associadas ao avanço de frentes frias.



Comments


bottom of page