Dmae fecha comporta 12 com sacos de areia e argila após alta do Guaíba em Porto Alegre
- Redação
- 29 de jun.
- 1 min de leitura
Com o nível do Guaíba subindo rapidamente, medida emergencial interdita acesso pela Av. Castelo Branco; motoristas devem buscar rotas alternativas.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) fechou na tarde deste domingo (29) a comporta 12 do sistema de proteção contra cheias de Porto Alegre. A estrutura foi vedada com sacos de areia e argila, como medida emergencial diante da rápida elevação do nível do Guaíba.
Localizada sob a Avenida Castelo Branco, na altura da Avenida Cairu, na zona norte da capital gaúcha, a comporta 12 é utilizada por motoristas que vêm da Rua Voluntários da Pátria e desejam acessar a Castelo Branco no sentido Centro. Com o fechamento, o acesso está interditado e os condutores devem buscar rotas alternativas, como a própria Rua Voluntários da Pátria ou a Avenida Farrapos.
Segundo medição da Defesa Civil feita às 17h deste domingo, o nível do Guaíba atingiu 3,27 metros na Usina do Gasômetro. A cota de inundação para a região é de 3,60 metros. Em comparação com a medição anterior, registrada às 13h, quando o nível estava em 3,04 metros, houve um aumento de 23 centímetros em apenas quatro horas.
A medida visa evitar alagamentos em regiões próximas ao Centro Histórico e garantir maior segurança à população e ao tráfego urbano. O Dmae segue monitorando a situação em conjunto com a Defesa Civil e novas ações poderão ser adotadas conforme a evolução do nível das águas.
_edited_edited.png)











Comentários