Desaprovação ao governo Lula atinge 57% e bate recorde no terceiro mandato, aponta pesquisa Quaest
- Redação
- 4 de jun.
- 1 min de leitura
Segundo levantamento divulgado nesta quarta (4), apenas 40% aprovam a gestão; maior rejeição vem de evangélicos, sudestinos e classes mais altas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou o maior índice de desaprovação desde o início de seu terceiro mandato, conforme aponta pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira (4). O levantamento mostra que 57% dos entrevistados desaprovam a gestão atual, enquanto apenas 40% a aprovam. Outros 3% não souberam ou preferiram não responder.
Os números representam uma pequena oscilação negativa dentro da margem de erro em relação à pesquisa anterior, divulgada em abril, quando a desaprovação era de 56% e a aprovação, de 41%. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
A pesquisa, encomendada pela Genial Investimentos, entrevistou 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre os dias 29 de maio e 1º de junho de 2025.

Rejeição e aprovação por segmentos
Entre os grupos que mais desaprovam o governo estão:
Evangélicos: 66% de desaprovação
Moradores da região Sudeste: 64%
Pessoas com renda acima de cinco salários mínimos: 61%
Por outro lado, os segmentos mais favoráveis ao presidente Lula são:
Moradores da região Nordeste: 54% de aprovação
Pessoas com 60 anos ou mais: 52%
População preta: 51%
A pesquisa confirma uma tendência de desgaste da imagem do presidente em meio a desafios econômicos, críticas à articulação política e à condução de temas sensíveis como segurança pública e gastos do governo.
Fonte: GZH
_edited_edited.png)







Comentários