Demolição das casas no entorno da nova ponte do Guaíba é retomada em Porto Alegre
- Redação
- 30 de ago.
- 2 min de leitura
Após saída de famílias que receberam auxílio moradia, Dnit volta a derrubar imóveis em área que precisa ser liberada para avanço das obras da ponte do Guaíba.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) retomou nesta sexta-feira (29) a demolição das casas da nova ponte do Guaíba, na zona norte de Porto Alegre. A medida é necessária para liberar o espaço destinado ao avanço das obras, que estão atualmente com 90% de execução.
A derrubada dos imóveis havia sido interrompida na semana passada porque algumas famílias permaneciam no local. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) efetuou o pagamento do programa Estadia Solidária para oito famílias da região, o que permitiu a saída das últimas moradias que bloqueavam a limpeza do primeiro lote.

As famílias foram encaminhadas para casas alugadas, com o auxílio cobrindo os custos de moradia temporária até que recebam as chaves de novas residências permanentes, por meio do programa Compra Assistida.
De acordo com o Departamento Municipal de Habitação (Demhab), cerca de 780 famílias foram mapeadas na área de impacto das obras da ponte. Dessas, 300 já deixaram o território. Um novo programa, chamado Estadia Ponte, ainda deve ser formalizado para garantir apoio às demais famílias que permanecem no local.
O entorno das cinco comunidades atingidas — Vilas Areia, Cobal, Tio Zeca, Voluntários e Beco X — foi dividido em 16 lotes para demolição. No primeiro, que conta com 50 casas, metade já foi derrubada. O cronograma inicial previa a finalização da limpeza dos terrenos ainda em 2025, mas a paralisação da última semana deve provocar atrasos.
Ainda restam ser concluídas três alças de acesso, além de serviços de pavimentação, acabamento e sinalização. Após essas etapas, a execução do sistema de proteção dos pilares centrais deve estender o prazo para até 30 meses. Entretanto, a conclusão final das obras dependerá da liberação de recursos e da contratação de empresa responsável pelas etapas restantes.
_edited_edited.png)







Comentários