Datafolha: 67% Rejeitam Bolsonaro em 2026 e 66% Acreditam na Reeleição de Lula
- Redação
- 14 de jun.
- 2 min de leitura
Pesquisa Datafolha revela forte rejeição a uma nova candidatura de Jair Bolsonaro e expectativa de retorno de Lula nas eleições de 2026.
Uma nova pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado (14), revela que a maioria dos brasileiros rejeita uma nova candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Presidência da República em 2026, enquanto cresce a percepção de que o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disputará a reeleição.
De acordo com o levantamento, 67% dos entrevistados se posicionaram contra uma eventual candidatura de Bolsonaro, que atualmente está inelegível até 2030 devido a condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Apenas 29% dos eleitores acham que ele deve manter sua intenção de concorrer, e 4% não souberam ou preferiram não responder.
O levantamento foi realizado de forma presencial com 2.004 eleitores com 16 anos ou mais, em 136 municípios brasileiros, entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Os segmentos que mais apoiam uma eventual volta de Bolsonaro incluem pessoas com renda entre cinco e dez salários mínimos (42%), evangélicos (40%) e eleitores da região Sul (37%). Em contrapartida, a rejeição ao ex-presidente é mais alta entre os moradores do Nordeste e eleitores com menor escolaridade (ambos com 73%), pessoas com renda mais baixa (72%), mulheres e jovens (70%).
Mesmo inelegível, Bolsonaro tem sinalizado interesse em participar ativamente do cenário político, seja como cabo eleitoral ou por meio de disputas judiciais que tentem reverter sua condição perante o TSE.

Cresce expectativa pela reeleição de Lula enquanto Bolsonaro enfrenta forte rejeição, o presidente Lula aparece fortalecido entre os eleitores. Segundo o Datafolha, 66% dos brasileiros acreditam que o petista será candidato à reeleição em 2026, sendo que 42% têm certeza disso e 24% consideram essa possibilidade provável. O índice representa um crescimento de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, realizada em abril, quando 62% apostavam em sua nova candidatura.
Já o percentual de pessoas que não acreditam que Lula buscará novo mandato caiu de 34% para 28%.
O Datafolha também testou cenários eleitorais para o primeiro e segundo turnos. No primeiro turno, Lula lidera cinco das seis simulações, com intenções de voto variando entre 36% e 38%. No entanto, no segundo turno, o petista aparece tecnicamente empatado com Bolsonaro (44% a 45%), indicando acirramento na disputa. Contra Tarcísio de Freitas (Republicanos), a vantagem também caiu, indo de 48% a 39% em abril, para 43% a 42% agora.
Apesar da queda nas simulações de segundo turno, Lula ainda vence com folga no primeiro turno contra Tarcísio (37% a 21%) e contra Michelle Bolsonaro (37% a 26%).
O cenário de 2026 ainda está distante, mas os dados já indicam que o eleitorado brasileiro segue polarizado e atento aos desdobramentos da política nacional.
_edited_edited.png)







Comentários