top of page

Chuva volta ao Rio Grande do Sul nesta segunda e traz risco de temporais

  • Foto do escritor: Educadora Redação
    Educadora Redação
  • 15 de jun.
  • 2 min de leitura

Frente fria se afasta, mas nova instabilidade chega com força ao estado e traz risco de temporais com volumes de até 150 mm em algumas regiões.

Após um fim de semana marcado por instabilidades, o tempo firmou temporariamente no Rio Grande do Sul neste domingo (15), graças ao avanço de uma massa de ar mais seco e frio. A trégua da chuva, no entanto, será curta, e uma nova rodada de instabilidade já se aproxima.

Segundo a MetSul Meteorologia, a segunda-feira (16) começa com tempo firme e temperaturas amenas na maior parte do estado. O sol aparece em várias regiões no período da manhã, favorecido pelo afastamento da frente fria. No entanto, a massa de ar frio se desloca rapidamente para o oceano, permitindo o avanço de ar quente e úmido vindo do Nordeste da Argentina, o que retorna a instabilidade ao território gaúcho.

Durante a tarde e a noite de segunda-feira, a cobertura de nuvens aumenta e a chuva volta a atingir áreas do Oeste, Noroeste, Centro e da Campanha. Já mais ao Leste e Nordeste, a instabilidade chega apenas no início da terça-feira (17).

Nuvens carregadas avançam sobre o interior do Rio Grande do Sul com risco de chuva forte
previsão do tempo

A terça-feira será marcada por uma nova frente fria, que avança pelo estado trazendo chuva generalizada. A previsão indica volumes expressivos, com marcas entre 50 mm e 100 mm, podendo ultrapassar 150 mm em pontos do Oeste, Centro e Sul. As chuvas devem ser localmente fortes a intensas, com possibilidade de transtornos em áreas urbanas e rurais.

Na quarta-feira (18), o cenário continua instável em quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção de algumas áreas mais ao Norte. O risco de chuva forte se mantém alto, especialmente na faixa central do estado.

Na quinta-feira (19), a instabilidade se concentra mais na faixa central e na Metade Norte, enquanto o Sul do estado pode ter tempo firme. Ainda assim, chuvas moderadas a localmente fortes são esperadas em pontos isolados do Norte gaúcho.

Para a sexta-feira (20), uma área de baixa pressão atmosférica mantém a instabilidade, especialmente nas regiões Centro, Leste e Nordeste, com ventos e volumes elevados de precipitação.

Já no sábado (21), o ingresso de ar frio e seco deve estabilizar o tempo, trazendo condições de tempo firme para grande parte do território gaúcho, encerrando a semana com temperaturas mais baixas.


Com informações da Metsul Meteorologia

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page