top of page

Brasileira acusada de matar cinco filhos envenenados é presa em Portugal

  • Redação
  • 7 de ago.
  • 2 min de leitura

Gisele Oliveira, de 40 anos, estava foragida desde o início de 2024 e foi capturada em Coimbra com mandado internacional da Europol e Interpol.

Uma brasileira acusada de matar cinco filhos envenenados foi presa em Coimbra, Portugal, nessa terça-feira (5), após meses foragida. Gisele Oliveira, de 40 anos, é investigada pela morte das crianças entre 2008 e 2023 e estava sendo procurada internacionalmente desde o início de 2024.

A prisão foi efetuada pela Polícia Judiciária portuguesa, com apoio da Interpol e da Europol, após a emissão de um mandado internacional de captura. Gisele foi localizada vivendo em Portugal desde maio, ao lado de um companheiro brasileiro que trabalhava na construção civil.

Imagem ilustrativa de prisão internacional feita pela Interpol e Europol em Portugal

De acordo com o jornal português Correio da Manhã, ela resistiu à prisão e será ouvida por um juiz do Tribunal da Relação de Coimbra nesta quarta-feira (6), que deve definir medidas cautelares enquanto aguarda a extradição para o Brasil. Gisele pode enfrentar uma pena de até 154 anos de prisão, segundo autoridades brasileiras.

Filhos morreram ao longo de 15 anos

A investigação aponta que Gisele teria envenenado os próprios filhos com altas doses de sedativos, sempre à noite, em sua residência no estado de Minas Gerais. As mortes ocorreram em diferentes momentos: duas crianças faleceram em 2010, outras duas em 2019 e mais duas em 2023, todas com quadros de saúde relacionados a envenenamento.

O caso veio à tona após a mãe de Gisele, avó das crianças, denunciar os crimes às autoridades brasileiras. Ao tomar conhecimento da denúncia, Gisele fugiu do país.

Extraditada para o Brasil

A extradição de Gisele deve ocorrer nos próximos dias, com base nos tratados de cooperação entre Brasil e Portugal. A Justiça brasileira prepara a acusação com base em crimes hediondos, incluindo homicídio qualificado, agravado por motivo torpe e utilização de veneno.

Comentários


bottom of page