Bolsonaro oficializa Luciano Zucco como pré-candidato ao governo do RS pelo PL em 2026
- Redação
- 12 de jun.
- 2 min de leitura
Ex-presidente também confirmou Sanderson como pré-candidato ao Senado; definição fortalece articulações no estado.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou nesta quarta-feira (11) a indicação de Luciano Zucco como pré-candidato do Partido Liberal ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de 2026. O anúncio foi feito durante uma reunião da cúpula partidária em Brasília, que também definiu o deputado federal Ubiratan Sanderson como pré-candidato ao Senado.
Zucco, que atualmente lidera a oposição na Câmara dos Deputados, aguardava o aval de Bolsonaro para consolidar sua pré-candidatura ao Palácio Piratini. Internamente, ele também era cogitado para disputar uma vaga no Senado, mas a decisão final, respaldada por Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL, o coloca na linha de frente da disputa pelo Executivo estadual.

— Olá amigos do Rio Grande do Sul. Grandes articulações pela frente. O Zucco aqui, lá no Piratini. E o Sanderson no nosso conhecido Senado. Vamos lá, pessoal, vamos em frente. Rio Grande do Sul sai na frente dessas questões para mudar o destino do Brasil a partir de 2027 — declarou Bolsonaro, em vídeo divulgado pelo PL.
Em nota oficial, Luciano Zucco agradeceu a confiança de Bolsonaro e destacou que a pré-candidatura será construída de forma coletiva e técnica:
— Acredito que devemos agora construir um projeto de futuro para o Rio Grande do Sul, dialogando com todas as forças do Estado. Projetos como este precisam ser coletivos e técnicos. E assim será. Ainda mais agora com esta deferência que o senhor me dá — afirmou.
A coordenação política das pré-candidaturas ficará a cargo do presidente estadual do PL, Giovani Cherini, que assumirá a missão de buscar alianças com outras forças políticas locais. A partir da definição, Zucco ganha margem para ampliar articulações que estavam em compasso de espera devido à indefinição sobre qual cargo disputaria.
Com a definição das pré-candidaturas ao governo e ao Senado, o PL gaúcho inicia a fase de formação de uma chapa majoritária forte, que deve seguir uma linha de fidelidade ao bolsonarismo, com discurso voltado à renovação política e conservadorismo nos valores sociais e econômicos.
_edited_edited.png)







Comentários